Prefeitura Municipal inicia recuperação ambiental do antigo Lixão

Por Secretaria de Agricultura

Prefeitura Municipal inicia recuperação ambiental do antigo Lixão

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) e do Departamento de Meio Ambiente iniciou a recuperação ambiental do antigo lixão do município.

A atividade de recuperação ambiental da área atende as recomendações do Relatório Técnico nº 120/DUC/2020 da SEMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), solicitada através da Promotoria de Justiça de São José dos Quatro Marcos (MP/MT).

Segundo Vagner Meira Teixeira, Secretário Municipal de Agricultura, a ação de recuperação visa promover a recuperação ambiental da área do antigo lixão, melhorando a qualidade do meio ambiente e de vida da população do município de São José dos Quatro Marcos.

A ação de recuperação da área foi iniciada nos dias 27 de outubro e 03 de novembro de 2022, com o plantio de centenas de mudas de diferentes espécies florestais nativas plantadas produzidas pelo projeto Plantar para Transformar o Ambiente.

O projeto é desenvolvido pela Escola Plena Bertoldo Freire em parceria com o Sicredi Biomas, sendo coordenado pelo professor de Geografia, Valdinei Pereira da Costa. O plantio das mudas foi realizado por dezenas de alunos de ensino médio.

A área do antigo lixão está localizada as margens da MT 175, sob as coordenadas geográficas 15° 37' 04.1" S e 58° 08' 30.7" W, rumo a Mirassol D´Oeste, e foi desativado no ano de 2019. Atualmente, os resíduos sólidos urbanos não recicláveis são destinados para as instalações do Aterro Sanitário Regional, gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal.